Fará mais ou menos por este dia 2 semanas que tive conhecimento desta notícia - os estudantes finalistas de Medicina da Universidade de Coimbra vão recusar-se a prestar as provas finais do seu Curso, alegando que não há necessidade de serem uma vez mais avaliados em matérias às quais o já haviam sido anteriormente.
Ora, como estive ausente do país por motivos de trabalho e como não gosto de opinar sobre assunto algum sem um mínimo conhecimento de causa, retardei este meu texto até conseguir conversar com alguns amigos da Faculdade em questão.
Após um agradável "café" em que os meus aspirantes a médicos me expuseram os seus pontos de vista, continuei com a minha opinião pessoal (que afirmo em nada ser contra esta ou outras Faculdades ou estudantes deste ou outros cursos)...o que é que faz dos alunos de Medicina um caso à parte?! porque se crêem (e ressalvo que não quero generalizar) tão especiais?!
Mas a minha maior preocupação não está centrada no que estes estudantes infantilmente reivindicam (pois admito que seja chato ter de voltar a estudar matérias já abordadas e avaliadas, em especial quando não se estudou mas sim se empinou...e por tal ter-se-á de recomeçar do zero), preocupo-me sim, com a postura e decisão do Governo em relação a este caso.
Seja o veredicto de dar razão aos alunos de Medicina da Universidade de Coimbra e sejam satisfeitas as suas reivindicações, que não sejam esquecidas as minhas palavras...entraremos sem dúvida num ciclo vicioso e sem controlo em todo o ensino no nosso país, e não falo apenas no Ensino, dito, Superior. Pois se os cartolados de amarelo não querem voltar a fazer exames em matérias já anteriormente avaliadas, então porque quererão os alunos do 12ºano querer fazê-lo também?! ou descendo ainda um pouco mais na escala didáctica, os do 9ºano de escolaridade aos quais foram recentemente impostos exames às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática...sobre matérias às quais já foram, de certo e igualmente, avaliados!! E voltando à esfera superior do nosso ensino, porque têm os estudantes de Línguas ou de Informática ou de Direito de os realizar também?!
Eu concordo com a existência destes exames...e talvez ainda mais numa área de tamanha importância como o tem a da Medicina. O que não concordo e abomino são regimes de excepção, primeiro porque pura e simplesmente não fazem qualquer sentido e depois porque são um veneno social...ninguém gosta e quer estar a fazer algo de que alguns (vá-se lá saber porquê) felizardos estão isentos!!!
Agora para finalizar quero apenas esclarecer que nada tenho contra o curso e "cursantes" de Medicina mas que creio que tais reivindicações e por tais motivos são bastante descabidas e, caso sejam aceites, bastante injustas para com todos os outros estudantes, para não falar que só irá aumentar o sentimento de algum snobismo que paira já sobre esta classe social.
Bem hajam!!!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário