Ora numa altura em que, não nos iludamos, grande parte das decisões políticas são já tomadas com os olhos postos nas eleições do próximo ano, que mais poderia desejar o partido do Governo do que uma oposição que se automutila. Pois tal foi é o que sucede no maior partido da oposição, a líder do PSD já nos tem vindo a habituar a exibições que apenas a enfraquecem e que a tornam a sua própria inimiga, contudo, Manuela Ferreira Leite deu hoje um golpe duríssimo na sua já muito fragilizada imagem, e desta feita não se limitou a "apenas" se mutilar, auto-infligindo um golpe bastante profundo.
O que pode o país esperar de uma líder de um partido político nacional que vem publicamente dizer que para "pôr tudo em ordem" voltaríamos a um regime de...Ditadura, ou antes "seis meses sem Democracia"? Eu sei que sou jovem e não vivi, felizmente, esses dias, mas terá esta senhora assim uma memória e cultura política tão curtas? E será que estamos tão cegos, surdos e descontentes a ponto de votar num candidato que afirma que para se reformar não pode viver em Democracia? Afinal em que acreditamos?! E porque se lutou durante anos se, afinal, é voltando ao temido e marcante passado que se reforma e muda?!
Obviamente, que quero acreditar que estas afirmações não passaram de mais uma infelicidade desta vez pautada pelo tom da ironia, contudo o discurso de Manuela Ferreira Leite fica marcado por uma grande dose de ambiguidade que faz os mais cépticos duvidar dessa mesma ironização. Ao invocar o fim da Democracia (ainda que em espaços de...6 meses), a líder do PSD não se pode esquecer ainda muitos portugueses, sobretudo da sua geração, vivem ainda com o estigma de uma longa e castigadora Ditadura.
Gostava ainda de saber porque continuam as declarações de Ferreira Leite a ser apelidadas de "gafes"? Quando a própria afirma ter sido um comentário irónico, questiono uma vez mais - a ironia não é algo premeditado e voluntário?
Para bem do país e da sua política, esperemos que "os laranjas" ainda reconsiderem a sua liderança em prol de um concreto debate e luta política aquando dos desafios políticos que esperam o país para o ano. Ou que, acredito eu utopicamente, apesar de líder do PSD, Manuela Ferreira Leite nomeie outro elemento do partido como candidato a São Bento.
Bem hajam!!!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário