quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Gira a Fita em...There Will Be Blood

There Will Be Blood é, a par com No Country For Old Men, o filme mais nomeado, proposto em 8 categorias. É, de facto, um grande filme que mergulha o espectador num mundo de especulação e desejo ávido por controlo e dinheiro cimentado numa das mais controversas riquezas naturais deste nosso planeta, o petróleo.
"Haverá Sangue" (título português), principia a sua trama nos finais do século XIX, 1898 para ser mais preciso, e ajuda de sobremaneira a compreender muitos aspectos da nossa sociedade contemporânea e da importância e elevado valor do ouro negro.
Daniel Day-Lewis pauta-se, uma vez mais, por uma excelente prestação, algo a que já nos começa a habituar desde Gangs Of New York, e a enorme qualidade da sua representação deixa-me muito pouco a dizer pois seria redundante estar aqui a desenrolar toda uma panóplia de elogios sinónimos em si. Contudo, devo deixar uma enorme palavra de apreço e elogio ao jovem actor, Paul Dano, que será uma estrela, nesta constelação que é Hollywood, que terá, sem dúvida, um enorme brilho no futuro, já presente em outros filmes como Taking Lives ou o grande sucesso do ano anterior, Little Miss Sunshine; aqui, Dano representa um duplo papel, apesar de ser com a personagem de Eli Sunday que se vai destacar, e se quiserem atestar a qualidade deste actor e o brilho que já possui, atentem, por exemplo, nos sermões que dá na igreja durante o filme ou nos seus embates com Daniel Plainview (Daniel Day-Lewis).
No entanto, este filme é muito mais que os seus actores, e começa o seu êxito logo com a brilhante adaptação que Paul Thomas Anderson faz do romance de 1927 Oil de Upton Sinclair. Neste filme, o talento do argumentista está também associado à realização e produção do mesmo, sendo que nestas áreas, Paul Thomas Anderson continua a dispensar apresentações com filmes como Magnolia ou Boogie Nights no seu currículo.
Além das nomeações para Melhor Actor Principal, Melhor Filme, Melhor Realização e Melhor Guião Adaptado, There Will Be Blood está ainda nomeado nas categorias de Melhor Direcção Artística, Cinematografia, Montagem e na categoria de Som, mas neste campo, creio que uma nomeação para Melhor Banda Sonora também em nada seria descabida.

"Haverá Sangue" é um filme que aconselho vivamente mas para cujo visionamento deixo uma pequena sugestão, aproveitem o intervalo para descansar um pouco, saindo da sala, porque é um filme mais longo do que parece por ser algo pesado e variar pouco de contexto. Mas não o percam!



Bem hajam!!!

Sem comentários: