quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Parque Jurássico?!


Os cientistas da Universidade Estadual da Pensilvânia, Webb Miller e Stephan Schuster, reconstituíram o genoma do mamute (Mammuthus primigenius). Este é primeiro animal já extinto a ter o seu mapa genético desvendado.
Para a realização deste trabalho em muito contribuiu o facto de ter sido utilizado como base para pesquisa o corpo integral de um mamute encontrado congelado ao fim de milhares de anos e em condições incrivelmente boas, o que permitiu que se pudesse ter o pêlo de mamute e não apenas o seu esqueleto, visto o ADN capilar ser mais resistente a uma possível contaminação pelo ADN de bactérias ou fungos, e resistir igualmente melhor às agressões inerentes à passagem do tempo.
Descodificado o genoma do mamute, o mundo científico começa já a levantar possibilidades e a divagar sobre a possibilidade de ressuscitar este gigante lanudo. Qual Parque Jurássico de Michael Crichton, a comunidade científica fervilha com essa hipótese mas com uma perfeita consciência da realidade presente, os próprios empolgados cientistas são os primeiros a reconhecer que no momento presente tal não é ainda possível dada a complexidade de semelhante processo. Segundo o especialista Henry Nicholls, em entrevista que pode ser lida na revista Nature, tal processo requereria um elevado domínio das várias etapas da "ressuscitação", como a definição dos genes a usar, a busca de um ovócito compatível (sendo o de elefante a escolha mais natural) ou a transferência do embrião para uma "barriguinha de aluguer".
Certo parece ser que levar a termo um semelhante processo poderá revelar descobertas que permitiram fazer enormes progressos em várias áreas da medicina humana e animal, e ciência me geral, passando desde a descodificação de outros genomas animais, a maior exploração de áreas tão controversas como a clonagem, ou até o prolongamento da vida humana...

Questões ético-científicas à parte, podemos, claro, por uma lado sonhar com uma terra habitada por tais gigantes (enquanto forem vegetarianos!!!), mas também pensar, qual pedido de desculpa à Natureza, em repor neste nosso planeta determinadas espécies que "fizemos o favor" de extinguir...contudo, talvez espécies mais próximas cronologicamente do nosso tempo.

P.S.: Para informações com maior detalhe e rigor científico - http://www.nature.com/news/2008/081119/full/456310a.html.





Bem hajam!!!

1 comentário:

... disse...

E a guerra de blogs?